· Anderson Tadeu · Agaves · 6 min de leitura
Agave Dragão ou Dracaena Draco: Como Cuidar e Cultivar

Origem e características
O Agave Dragão (nome científico: Dracaena Draco) é também conhecido por Dragoeiro, uma espécie fascinante originária das Ilhas Canárias. Com um tronco poderoso e majestoso, que origina vários galhos ascendentes e no topo de cada galho desenvolve feixes de folhas longas semelhantes a espinhos. É uma planta suculenta arborescente que por ser muito lenta a crescer pode levar cerca de dez anos até começar a ramificar.
O tronco do agave dragão, ao ser cortado ou danificado, exsuda um tipo de resina que seca no ar transformando-se numa goma semi-translúcida laranja-avermelhada, denominada sangue-de-dragão. Esta substância foi muito apreciada nas antigas civilizações por suas propriedades medicinais.
Principais variedades
Existem várias centenas de espécies na família Agave, embora o Agave Dragão seja único em seu porte imenso e crescimento lento. Outras espécies populares incluem o Agave tequilana (de onde vem a tequila), o Agave americana ou pita, comuns em jardins tropicais ao redor do mundo.
Cuidados básicos com o Agave Dragão
Requisitos de luz
O Agave Dragão gosta muito do sol. Ele pode se adaptar à meia sombra desde que tenha algumas horas do dia de exposição direta à luz solar. A insolação direta ajuda a manter a compactação e a intensidade da cor de suas folhas.
Preferências de temperatura
As condições ideais são as de temperaturas quentes, acima de 18 graus. Em regiões onde os invernos são mais frios, é preferível que o Agave Dragão seja plantado em vasos para que possam ser levados para dentro de casa durante os meses mais frios.
Necessidades de irrigação
Apenas tenha cuidado com a água! O excesso pode apodrecer a raiz. Uma vez bem estabelecida, a planta tem uma excelente resistência à seca. Regue somente quando o solo estiver completamente seco ao toque.
Como fazer muda do Agave Dragão?
O processo passo a passo
Fazer muda do Agave Dragão pode ser um pouco desafiador devido à sua taxa lenta de crescimento. O processo começa por retirar um broto ou galho lateral do agave dragão matrizes e, em seguida plantá-lo individualmente num recipiente adequado.
Certifique-se de usar uma mistura adequada para suculentas ou cactos para atender às necessidades específicas do Agave Dragão em termos de drenagem.
Tempo até o desenvolvimento da muda
O Agave dragão leva cerca de quatro semanas para desenvolver raízes fortes e saudáveis após ser transplantado como muda. Com o plantio apropriado e bom cuidado, especialmente com adequada irrigação e exposição ao sol, sua muda do Agave dragão terá grandes chances para um crescimento robusto e saudável.
Quais as condições ideais para o crescimento do Agave Dragão?
Tipo de solo adequado
Como todas as suculentas, o Agave dragão prefere solos arenosos e bem drenados. Eles não toleram solos encharcados. Uma mistura especializada para cactos ou plantas suculentas é ideal.
A importância do espaço e ventilação
O tamanho da planta adulta e a sua forma de crescimento precisa ser levada em consideração ao escolher o local para plantar o dragoeiro. É uma planta que precisa de espaço para crescer e também precisa de boa ventilação para evitar o acúmulo de umidade em suas folhas.
Possíveis doenças e pragas que afetam o Agave Dragão
Principais insetos prejudiciais
As cochonilhas são uma praga comum nas suculentas, inclusive no Agave Dragão. Parecem pequenos pontos algodonosos sobre a superfície das plantas. Eles podem ser controlados com um simples jato de água ou tratamento com inseticidas.
Doenças mais comuns
A mal da podridão das raízes pode ocorrer pela excessiva umidade no solo. Para prevenir essa doença, deve-se garantir que o agave seja plantado num solo bem drenante e regar moderadamente.
Benefícios do Agave dragão no paisagismo e decoração
Como combinar com outras plantas
Por causa da sua estrutura imponente, é interessante combiná-lo com suculentas menores ou até mesmo gramíneas perenes. Uma combinação popular é colocar algumas Rochas da Mongólia ou Pedras do Rio perto da base do Agave Dragão.
Dicas para disposição no jardim ou casa
Devido ao tamanho que esta planta alcança, o ideal é plantá-la num local onde tenha muito espaço para se desenvolver e se tornar a atração principal. É excelente para jardins rochosos e secos ou em grandes vasos como plantas de interior.
Utilizações medicinais e culinárias do Agave dragão
As propriedades curativas da planta
O “sangue de dragão” que é secretado pelo tronco do agave dragão quando cortado, é conhecido por ter várias propriedades medicinais comprovadas. Por séculos, foi usado como um remédio à base de plantas para várias doenças.
Receitas populares utilizando a planta
O miolo da planta jovem pode ser consumido crudo ou cozido. Este mesmo miolo, quando cozido lentamente durante horas, produz um melado muito saboroso contendo ferro, potássio e fósforo.
Curiosidades interessantes sobre o agave dragão: histórias, mitos e significados simbólicos
Os nativos das Ilhas Canárias consideram os Dragoeiros sagrados. Acredita-se que quando o Dragoeiro floresce pela primeira vez, após muitos anos de vida, é um presságio de um evento importante que irá ocorrer naquele local.
O “sangue do dragão”, a resina vermelha liberada quando cortada, tem sido comercializado desde a antiguidade por suas propriedades medicinais e também usado como corante e verniz.
Além disso a palavra Dracaena deriva do grego drákaina que significa “fêmea de dragão”. Esta nomenclatura encaixa-se perfeitamente bem no Dragoeiro dado seu porte majestoso que nos remonta à lendas sobre seres fantásticos e poderosos como os dragões.
Dúvidas mais comuns sobre o manejo do agave dragão
Frequência ideal de rega
Quer seja no verão ou inverno a sua rega deve ser moderada. Deixe o solo secar bem entre as regas. O excesso de água pode prejudicar o sistema radicular da planta.
Tempo até atingir maturidade completa
Um Agave dragão pode demorar cerca de dez anos para começar a ramificar e cerca de vinte anos para começar a reproduzir. Esta planta tem uma vida longa podendo viver até o limite de 600 anos.
Para que serve agave-dragão?
O agave-dragão é uma planta ornamental, que é frequentemente utilizada para fins decorativos em jardins ou como planta de casa devido ao seu aspecto único e espetacular. Apesar de ser uma planta exótica, ela pode ser cultivada com facilidade.
Qual o significado da planta agave-dragão?
Em geral, agaves são símbolos de pureza e admiração. No entanto, o agave-dragão, com sua aparência fascinante, pode representar originalidade e força, devido ao seu crescimento lento e resistência a condições adversas.
Quanto tempo dura a flor da agave?
A agave-flor geralmente floresce uma vez em sua vida, acontecendo geralmente entre 10 a 25 anos de idade. A floração pode durar de algumas semanas a vários meses, dependendo da espécie da agave.
Pode comer agave?
Algumas espécies de agave são comestíveis. O néctar de agave é um adoçante natural que é mais doce que o açúcar regular. As folhas, caules e sementes de certas espécies também são comestíveis.
Qual agave é comestível?
Várias espécies de Agave são comestíveis, mas a Agave tequilana e a Agave salmiana são as mais comumente consumidas. O néctar dessas plantas é frequentemente usado como um adoçante natural, e os caules e folhas também podem ser comidos.
Tem agave no Brasil?
Sim, existe agave no Brasil. A agave sisalana, por exemplo, é comum na região nordeste do país, principalmente na Bahia. A planta é utilizada para a produção de sisal, um tipo de fibra resistente usada para fazer cordas e tapetes.
Qual o gosto do agave?
O néctar de agave tem um gosto adocicado, semelhante ao mel, mas é um pouco mais suave e possui uma consistência mais leve. Pode ter um leve sabor terroso ao consumo em sua forma mais pura.